Informações

Sobre a obra:


Título: Contos do Sol Renascente
Autor: André Kondo
Ilustrador: Alessandro Fonseca
(Ilustrações internas em preto e branco)
Gênero literário: Contos      
Editora: Telucazu Edições
Ano da publicação: 2015
Número de páginas: 120
ISBN: 978-85-69708-00-1
Prêmio Humberto de Campos, UBE-RJ



Indicado para leitores de todas as idades.




Sinopse:

Uma viagem por ancestrais valores: a pétala da cumplicidade, a carpa da verdade, a pérola da salvação, o hashi precioso, a espada da perfeição, a montanha humana, a máscara da sinceridade, a ikebana da conquista, a casa de banho da saudade, o jardim do ego, a dança da aceitação, o haicai da eternidade, o templo do recomeço, a caligrafia do amor... O Japão que renasce a cada conto.


Um pouco de história:

Em suas aventuras pelo Japão, o autor André Kondo percorreu as quatro maiores ilhas da Terra do Sol Nascente, escalando o Monte Fuji, vislumbrando o Festival da Neve em Hokkaido, visitando castelos e templos milenares e, em Kyushu, meditando na caverna em que o mais célebre samurai, Miyamoto Musashi, deitou a sua espada (condensando a alma japonesa no livro dos Cinco Anéis). Porém, a maior inspiração para o seu novo livro, Contos do Sol Renascente, não está do outro lado do mundo, mas aqui mesmo no Brasil: a sua família.
            Assim foi também com os outros livros publicados por Kondo com temática nipônica, como a obra “O Pequeno Samurai” (editora FTD), finalista do Prêmio Jabuti de 2015, com partes inspiradas em seus avós, imigrantes japoneses. Outra obra foi dedicada aos pais e à irmã do autor, Contos do Sol Nascente (editora JBC), que recebeu três prêmios literários, incluindo um em Portugal, tendo sido adotado pelo FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) para distribuição nas escolas estaduais de São Paulo, pelo Programa Livros na Sala de Aula. O sucesso dessa obra gerou o impulso para outro volume: Contos do Sol Renascente.
            Os quinze contos, belamente ilustrados por Alessandro Fonseca, receberam mais de vinte prêmios literários, sendo que a compilação original ainda foi uma das vencedoras do Prêmio Humberto de Campos – UBE-RJ.  Em reconhecimento ao seu valor literário, a obra recebeu o apoio do Programa de Estímulo à Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Município de Jundiaí, que patrocinou a primeira edição do livro. Sendo assim, centenas de exemplares foram distribuídos aos alunos da rede pública de ensino de Jundiaí. Esgotada essa edição especial, o livro agora está disponível em nova tiragem para leitores de todo o país.
            O maior mérito de “Contos do Sol Renascente” não reside em sua qualidade literária, mas na sutileza com que as suas palavras chegam a nós, como flores de cerejeira ao vento... Assim como comentou Oscar Nakasato sobre os contos de Kondo: "Belos, singelos, essenciais...".



Sumário:




A pétala
Vencedor do XIX Concurso de Contos Washington de Oliveira – Fundart (SP).

A carpa
4.º lugar no I Concurso de Contos Cidade de Lins – Prefeitura de Lins (SP).

A pérola
3.º lugar no Prêmio “O Pensador” V – Franklin Cascaes – Academia Itapemense de Letras (SC), premiado no 9.º Concurso de Contos Luis Jardim – Prefeitura de Recife (PE).

O hashi
Vencedor do XV Concurso Literário JI/AEPTI – Jornal de Itatiba e Associação dos Escritores, Pintores, Poetas e Trovadores de Itatiba (SP), Vencedor do Prêmio Gentil Ursino Vale   Academia Divinopolitana de Letras (MG).

A espada (ou A katana)
2.º lugar no XV Concurso Literário da Academia Caxiense de Letras (RS); menção honrosa no XIV Concurso de Contos Alípio Mendes – Ateneu Angrense de Letras e Artes (RJ); menção honrosa no XVI Prêmio Jorge Andrade – Academia Barretense de Cultura (SP).

A montanha
Vencedor do Prêmio da Academia de Letras da Região Oceânica de Niterói (RJ); destaque do 3.º Prêmio Literário Legislativo de Caçapava do Sul – Casa do Poeta (RS).

A máscara
Menção Honrosa no XV Concurso de Contos Alípio Mendes – Ateneu Angrense de Letras e Artes (RJ).

A ikebana
Premiado no IX CLIPP – Secretaria de Cultura de Presidente Prudente (SP).

A casa de banho
3.º lugar no II Concurso Literário Cidade de Lins – Prefeitura de Lins (SP).

O jardim
Menção Honrosa no III Prêmio Araucária de Literatura – Centro de Ação Literária de Campos do Jordão (SP).

A dança
Premiado no Concurso de Contos UNIVAP – Universidade do Vale do Paraíba (SP).

O haicai
Premiado no II Pérolas da Literatura – Secretaria de Cultura de Guarujá (SP); premiado no VI CLIPP – Secretaria de Cultura de Presidente Prudente (SP).

O templo

O castelo
Vencedor ex aequo do X Prêmio Clebber Onias Guimarães – Conselho Comunitário de São Paulo (SP); 2.º lugar no Prêmio Fábio de Carvalho Noronha – XIX Concurso da Academia de Letras de São João da Boa Vista (SP); premiado no 8.º Concurso Literário Celso Formighieri Sperança – Prefeitura de Cascavel (PR).

A caligrafia
Premiado no VII Concurso Contos do Tijuco “Whisner Fraga” – ALAMI (MG).




Sobre o autor:


André Kondo é filho de imigrantes japoneses, que lhe ensinaram os valores do país do Sol Nascente. Morou no Japão, viajando pelas suas quatro maiores ilhas, vivenciando desde o Festival da Neve de Sapporo em Hokkaido ao vulcão Sakurajima em Kyushu, passando pelos templos de Quioto, ruelas de Tóquio em Honshu até os redemoinhos de Naruto em Shikoku. Também escalou o monte Fuji e meditou na caverna em que o samurai Miyamoto Musashi escreveu O livro dos cinco anéis. Pós-graduado pela University of Sydney, viajou por 60 países. É autor dos livros Além do Horizonte, Amor sem Fronteiras (Prêmio Paulo Mendes Campos UBE-RJ), Cem pequenas poesias do dia a dia (Prêmio Unifor), Palavras de Areia (Prêmio Alejandro Cabassa – UBE-RJ), Jabuti sabe voar? (Prêmio Maria Osternach Pedroso), Alguém viu minha mãe? (Prêmio Cepe de Literatura infantil e juvenil). Inspirando-se na cultura japonesa também escreveu O Pequeno Samurai (Finalista do Prêmio Jabuti 2015, M. H. Prêmio João-de-Barro) e Contos do Sol Nascente (Prêmio Bunkyo de Literatura, M.H. Prêmio Esfera das Letras – Portugal, Prêmio ProAC, adotado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação – Programa Livros na Sala de Aula). Retomando o caminho dessa obra, desponta no Brasil o seu novo e já premiado livro: Contos do Sol Renascente (M. E. Prêmio Humberto de Campos – UBE-RJ).



Sobre o ilustrador:


Alessandro Fonseca nasceu em Taubaté/SP em 1976. Para ilustrar “Contos do Sol Renascente” usou a técnica de nanquim aquarelado. Também ilustrou outro livro de André Kondo (Contos do Sol Nascente – JBC). Teve trabalhos expostos em países como Estados Unidos, Argentina e Romênia. No universo musical, sua arte já foi utilizada na cenografia de clipes da cantora brasileira Pitty e em capas de álbuns, como o “Evolution” da cantora japonesa de J-Pop, Masami Okui. Na elaboração de figurinos, venceu o 1.º Anime Friends, com um cosplay de Buba (Changeman), tendo sido também figurinista do clipe “On the rocks” de Ricardo Cruz (Jam Project), com participação de Hiroshi Watari. Muitos de seus trabalhos foram assinados sob pseudônimo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário